Época de festas e moderação no comportamento alimentar… é compatível?!

Se gostou, compartilhe!
Mais info nas nossas redes sociais

A época de festas, traz consigo muitas tentações e momentos para se fazerem excessos alimentares… com a desculpa “é só desta vez”, autorizamo-nos, sem nos apercebermos… muitas vezes… a ceder e esquecemo-nos que, ao longo do ano, o que não faltam são situações de excepção!

Pois bem, seja como for, tenhamos em mente que, estamos continuamente a fazer escolhas! Assim e, desejavelmente, que as escolhas que façamos, sejam conscientes, para não nos lamentarmos depois, com quilos a mais, que levam tempo a perder e aos quais se associam sentimentos de culpa!

Note-se, no entanto, que falamos de moderação e não de privação!

Deixamos algumas sugestões:

  1. Antes de sair para uma festa (e mesmo se for simplesmente às compras), não vá de barriga vazia! Coma algo que aconchegue o estômago (ex. uma peça de fruta e uma fatia de pão integral com queijo ou manteiga de amendoim, …), de modo a não chegar faminto/a.

 

  1. Quando se encontrar numa festa, procure ficar mais afastado/a da mesa onde estiver a comida, assim não ficará tão propenso/a a comer sem pensar, enquanto conversa com alguém.

 

  1. O álcool aumenta o apetite e diminui a capacidade de controlar o que come, por isso sempre evite beber álcool !!!

 

  1. Mas, se beber álcool, intercale com um copo de água ou sumo.

 

  1. Se preparar a recepção em sua casa, poderá mostrar à sua família e amigos que realmente seimporta com eles, sendo criativo/a com receitas e alimentos que utilizem menos gordura, molhos e açucares, no caso dos bolos e sobremesas. Pode por exemplo, preparar um prato com peru ou peixe, em vez de carne vermelha.

 

  1. Nas refeições e festas, dê oportunidade aos vegetais. não ignore as frutas e legumes!São coloridas, cheias de vitaminas, embelezam a mesa de festa e fazem óptimos lanches, bem como pratos secundários ou principais.

 

  1. Se estiver perante um buffet, passeie primeiro pela mesa de comida, antes de colocar qualquer coisa no seu prato.Ao verificar todas as suas opções, pode estar menos inclinado/a a acumular alimentos no prato, um após o outro.
  2. Leve algum tempo a comer, mastigue bem, saboreie, converse e beba um pouco de água. Faça uma pausa por exemplo de 10 minutos, entre terminar um prato de comida e dar início a outro. Verifique novamente o seu apetite… pode vir a aperceber-se que está cheio/a ou que deseja, apenas, mais uma pequena porção.

 

Fazer isto é muito importante! Recorde que… demora alguns minutos para que o sinal do estômago “Estou a ficar cheio!” chegue ao seu cérebro, seja processado e sinta saciedade!

 

Aproveitamos a oportunidade, para sugerir que releia o nosso post sobre esta temática: Festas, comemorações e eventos especiais…. Como controlar as tentações alimentares?

 

Prestemos atenção ao que realmente importa! Embora a comida seja parte integrante das festas, comemorações e eventos especiais, concentremo-nos na família e nos amigos, no riso e na alegria. Procuremos manter o equilíbrio e a moderação, por nós e por aqueles de quem gostamos!

E… se estiver numa reunião de família… porque não sugerir alguma actividade mais física e descontraída, como uma caminhada antes da refeição ou mesmo entre o jantar e a sobremesa?!

 

Votos de muitas ideias criativas e momentos saudáveis 😊!

 

Se gostou, compartilhe!
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Arquivo
Mais info nas nossas redes sociais
Abrir Chat
Assessoria Médica de Quilosfora.pt.
Assessoria Médica de Quilosfora.pt. Posso lhe ajudar?