No post anterior falámos sobre a importância de valorizar pequenos passos que consegue dar e o poder de se elogiar a si mesmo/a como fortalecedor da sua motivação! Pela relevância do tema e do impacto positivo que pode ter na sua vida e saúde, insistimos para que alimente um círculo positivo ao invés de negativo, o qual começa pela sua forma de pensar!
Questione-se…por vezes dou por mim a dizer:
“Estou condenado/a a repetir o círculo vicioso de quebrar a dieta e em seguida comer descontroladamente.”
“Eu não sou o tipo de pessoa que consegue emagrecer!”
“Isto não vai durar…”
É normal que surjam dúvidas, o problema está em alimentá-las! Para continuar a progredir, precisa de substituir estas frases negativas e começar a acreditar mais em si mesmo/a, nas suas capacidades e potencialidades!
Ao longo do tempo temos vindo a partilhar consigo algumas estratégias e ferramentas, contudo, para funcionarem, precisam de ser usadas de forma constante, a fim de substituir e reformular a visão de si mesmo/a de uma pessoa incapaz para uma pessoa capaz de emagrecer e manter um peso saudável.
Do mesmo modo como aprende a desenvolver outras capacidades, também pode aprender a emagrecer!
Consideramos por isso, pertinente, fazer uma breve síntese, com base no que temos vindo a abordar em publicações anteriores, sobre algumas das aprendizagens que é possível fazer e que o/a ajudarão ao seu progresso:
- Conheça e tenha bem presentes os seus motivos para diminuir o sobrepeso, os quais podem ser diversos e cuja finalidade será contribuírem para uma melhor condição de saúde e qualidade de vida!
- Planeie a sua alimentação! É importantíssimo! Lembre-se de que é um investimento em Si e na sua Saúde! Não deixe ao acaso, pois fazê-lo é a direcção do caminho para o insucesso!
- Esteja atento/a aos pensamentos que procuram boicotar os seus objectivos, reconheça e responda aos mesmos com formas alternativas e mais saudáveis de ver a mesma situação.
- Aprenda e desenvolva estratégias para gerir as suas emoções de forma construtiva, o recurso à alimentação não é a solução! Descubra, amplie e desenvolva o seu potencial e os seus interesses em várias áreas…enriqueça a sua vida!
- Prepare-se, antecipadamente, para usar estratégias para combater os desejos quando estes surgirem. Lembre-se que os desejos não são emergências! Pode aprender a controlá-los!
- Seja assertivo/a com as pessoas que o/a estimulam a comer. Coloque-se em primeiro plano (em vez das vontades e desejos dos outros) para poder comer de maneira adequada.
- Outro aspecto importante… quando comer… coma devagar, sente-se para comer e saboreie cada porção de alimento.
- Mexa-se pela sua Saúde! A actividade e exercício físico regular, adaptada à sua condição, são imprescindíveis!
- Motive-se diariamente! Recorra a apoio especializado, a amigos, familiares, … com os quais sabe que pode contar, releia as vantagens de seguir os seus objectivos, use o poder do elogio… todos os dias!
- Recorde e registe os momentos em que conseguiu lidar eficazmente com desafios que surgiram em termos alimentares! Valorize os seus esforços e as pequenas conquistas!
Acredite que é capaz!
Acreditar tem poder!
Acredite em Si e Fortaleça a Sua Autoconfiança!
Até ao próximo post!