Na publicação anterior, comentámos que os EXERCÍCIOS AERÓBICOS são os mais adequados para a perda de gordura. Entre os mais comuns, estão: CORRER, CAMINHADA, NADAR, BICICLETA.
A FREQUÊNCIA ÓPTIMA deve ser 4-5 dias por semana.
A DURAÇÃO mínima de 30 minutos.
A INTENSIDADE = Moderada
Como podemos saber a intensidade que estamos a aplicar num exercício aeróbio? Saberemos a partir da medida da Frequência Cardíaca Máxima (F.C.M.) que é definida como o número máximo de pulsações que pode alcançar um coração saudável com segurança, sem riscos para a saúde.
Como calcular a Frequência Cardíaca Máxima:
A partir de uma fórmula fácil: – para Homens = 220 – idade
– para Mulheres = 210 – idade
E como sabemos que estamos a fazer um exercício aeróbio moderado? É considerado moderado quando o nosso coração bate entre 60 – 70% da nossa F.C.M.
EXEMPLO PRÁTICO:
Uma mulher de 40 anos teria uma freqüência cardíaca máxima de 210-40 = 170 bat. / min.
Assim, num exercício aeróbico moderado a frequência cardíaca óptima seria entre 60 – 70% de 170 batimentos / minuto que resulta entre 102 bat. / min. e 120 bat. / min. Portanto, devemos esforçar-nos para chegar a este ritmo cardíaco e deste modo estaremos a executar o exercício à intensidade pretendida: Moderado !!!
Outro critério para saber que estamos realizar atividade física moderada é quando vemos que nossa respiração e ritmo cardíaco aceleram, mas ainda podemos manter uma conversa durante a realização do exercício. Este é um critério meramente indicativo sendo o mais aconselhável, obviamente, fazer pausas adequadas para medir nosso pulso.
Ânimo e vontade!