Aproveite as férias e melhore a Capacidade Cardiorrespiratória

Se gostou, compartilhe!
Mais info nas nossas redes sociais

As férias devem ser encaradas como um período de descanso, mas também como um ótimo período para investir no seu corpo e saúde.   Com o aumento do tempo disponível para realizar atividades, aproveite para potenciar uma capacidade essencial que só lhe trará proveitos para a vida e que o poderá ajudar a perder alguma da gordura indesejada.

Falamos da Capacidade Cardiorrespiratória, que por definição é indicada pela capacidade de realizar um exercício dinâmico de intensidade média-alta com recurso a grandes grupos musculares por longos períodos.

A sua relação com o estado de saúde indica que pessoas com uma menor capacidade tem maior risco de doenças ou até mesmo morte prematura.

A melhoria desta capacidade está associada a um aumento da capacidade funcional do organismo, não só ao nível cardíaco e respiratório, mas também as adaptações necessárias para que se sinta melhor com o seu corpo tais como a perda de peso e a possibilidade de ter mais energia disponível para as atividades da vida diária.

Treino Cardiorrespiratório 

É essencial perceber que o treino de cardio não tem de ser um processo formal nem muito condicionado por equipamentos e medidas de controlo.  Contudo se conseguir monitorizar as variáveis de treino ao nível da frequência cardíaca e calorias despendidas, estas são boas referências para balizar o esforço realizado e com isto compreender melhor o seu desempenho.    Sempre importante referir que caso apresente problemas ou sintomas cardíacos ou respiratórios deve falar antes de tudo com o seu médico. 

Alguns Critérios

      1. Realize atividades que permitam ativar o organismo acima da ativação que normalmente tem adquirido no     seu quotidiano – por exemplo a caminhada executada com um impulso mais energético e vigoroso. 

     2. Execute no mínimo 30 minutos por sessão – facilmente uma caminhada em tempo de férias excederá este    limite recomendado, visto que todo o contexto é bem mais apreciável e menos stressante para o efeito.

     3. Relaxe, mas esteja preparado para entrar em modo ativo e aberto aos pequenos desafios – caminhar, nadar,    bicicleta e explorar em roteiros ou atividades de aventura, são aspetos de simples ação mas essenciais para               mudar o estilo de vida e ser pró ativo.

     4. Esteja acompanhado nas atividades – a dinâmica criada com um parceiro de treino é uma valência poderosa    para superar as resistências não só psicológicas ao exercício, mas também associadas à percepção do esforço        realizado.

     5. Procure o aspeto lúdico e recreativo – desfrute do verdadeiro propósito das férias,  juntar o útil ao agradável  faz sentido e melhora em muito a vontade e motivação para o exercício.

Aspetos metodológicos

  • Progressão – a exercitação de modo progressivo é uma forma coerente de compreender a intensidade possível que pode imprimir ao seu treino e uma forma sustentável de obter os resultados desejados. Numa lógica de estímulo e adaptação a intensidade do treino deve aumentar à medida que a capacidade do organismo também se eleva. 

– Não consegue correr ande mais rápido – Corra devagar para correr depressa 

  • Variabilidade – a variação do estímulo é outro fator importante na abordagem ao desenvolvimento da capacidade. Se os estímulos se mantiverem constantes haverá a estagnação da capacidade funcional do organismo. Alterações na intensidade do exercício forçam processos adaptativos no organismo.

Treino Intervalado –

O treino intervalado consiste na alternância entre períodos de esforço de intensidade moderada a alta e repouso. Este treino é uma ótima ferramenta para aumentar o metabolismo bem como a captação de oxigénio.   Experimente: treino de 30 minutos com 5 minutos iniciais de caminhada para aquecimento, 20 minutos alternando entre 30 segundos de corrida e 30 segundos de caminhada, os últimos 5 minutos realize caminhada leve para retornar à calma e finalizar a sessão de treino.

  • Frequência – procure exercitar-se na maior parte dos dias da semana, se realizar até 3 sessões de treino procure realizar 2 sessões mais intensas intercaladas por 1 sessão menos intensa.

Bons treinos e lembre-se:  Faça férias, mas não faça férias da sua saúde!

Se gostou, compartilhe!
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Arquivo
Mais info nas nossas redes sociais
Abrir Chat
Assessoria Médica de Quilosfora.pt.
Assessoria Médica de Quilosfora.pt. Posso lhe ajudar?