De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a atividade física é considerada qualquer movimento do corpo produzido pelos músculos esqueléticos que requerem gastos de energia.
A atividade física não significa o mesmo que o exercício, uma vez que o exercício é uma variedade de atividades físicas planejadas, estruturadas, repetitivas e realizadas com objetivo relacionado à melhoria ou manutenção de um ou mais componentes da aptidão física.
A atividade física abrange a exercício, mas também outras atividades que envolvem movimento corporal e são realizadas como parte dos momentos de jogo, trabalho, formas de transporte ativas, tarefas domésticas e atividades recreativas.
A atividade física regular e em níveis adequados:
- Melhora o estado muscular e cardiorrespiratório;
- Melhora a saúde óssea e funcional;
- Reduz o risco de hipertensão, doença cardíaca coronária, acidente vascular cerebral, diabetes, diferentes tipos de câncer (de mama e de colon) e depressão;
- É essencial para equilíbrio energético e controle de peso.
A atividade física insuficiente ou sedentarismo é um dos fatores de risco mais importantes para a mortalidade em todo o mundo e afeta a saúde geral da população em todo o planeta. As pessoas que não realizam atividade física suficiente têm um risco de mortalidade entre 20% e 30% maior do que aqueles que são suficientemente ativos.
Quanta atividade física deve ser feita?
Quando falamos de atividade física, as pessoas que não estão interessadas em realizá-lo sempre fazem a desculpa de que não têm tempo, mas é demonstrado que com 20 minutos de atividade física de intensidade moderada todos os dias há um benefício para a saúde e uma redução em mortalidade. Com uma maior duração e maior intensidade podem ser alcançados maiores benefícios.
Cumprimentos a todos e continuamos trabalhando!