Comer mais fruta e legumes é para si um desafio?! Deixamos algumas sugestões…

Se gostou, compartilhe!
Mais info nas nossas redes sociais

A fruta, os legumes e as hortaliças são elementos centrais no padrão alimentar mediterrânico e devem constituir a base quer de um Programa Nutricional Inteligente para a perda de peso quer de uma nutrição saudável em pessoas normopeso. A riqueza e diversidade de micronutrientes (vitaminas e minerais) e outros compostos bioactivos, bem como o elevado teor em fibra alimentar destes alimentos, evidenciam a importância da sua inclusão num padrão alimentar promotor de saúde.

Existe evidência científica de que a ingestão de quantidades adequadas destes alimentos diminui o risco de desenvolvimento de diversas doenças crónicas não transmissíveis, tais como doenças cardiovasculares, cancro, diabetes e obesidade. Por este motivo, a Direção-Geral da Saúde, alerta para a importância da implementação de simples hábitos de alimentação, onde o consumo de hortofrutículas, tem uma função protectora, na medida em que está associada à prevenção e redução do risco relativamente ao aparecimento de múltiplas doenças que se apresentam como as principais causas de morte e invalidez na Europa e, particularmente, em Portugal. Não é por acaso que, comer pouca fruta e legumes se encontra no topo dos 10 dos fatores de risco para o surgimento de doenças e morte prematura.

Comer mais fruta e legumes está, assim, indissociavelmente ligado a ganhos na nossa saúde e longevidade! Não obstante, fazê-lo pode ser, para algumas pessoas, um verdadeiro desafio. Contudo, trata-se de uma questão de hábito e, como já sabemos, os hábitos desenvolvem-se e reforçam-se. Neste sentido,  desde a perspectiva da Psiconutrição, um ponto básico e essencial é a criação de rotinas que integrem estes alimentos. Por exemplo, pode começar por habituar o seu corpo a comer algumas peças de fruta por dia, preferencialmente, à mesma hora. Passado algum tempo, o seu organismo ‘irá pedir estas peças de fruta’ se não as ingerir.

Comer mais fruta e legumes: Como aplicar na prática diária?

Seguem-se algumas sugestões…

 Pequeno-almoço:

  • Incluir uma peça ou batido de fruta.
  • Uma tigela de cereais com frutas.
  • Iogurte com pedaços de fruta, se possível cortados no momento de consumir.

Almoço e jantar:

  • Entradas: utilize hortícolas cozidas (por. Ej. Cenouras) ou azeitonas, em vez de aperitivos ricos em sal e gordura (como queijos ou patés).
  • Inicie a refeição com uma sopa rica em hortaliças e legumes.
  • Inclua salada como acompanhamento ou acrescentar salada (como alface ou tomate) às sandes, se esse for o seu almoço ou jantar.
  • Experimente novas receitas que apostem em legumes, hortaliças e fruta.
  • Faça uso de hortícolas de cores vivas, ricas em vitaminas, minerais e outros agentes protetores, como brócolos, couve lombarda ou roxa, pimentos, cenouras, …
  • Substitua os doces pela fruta na sobremesa.

Entre as refeições:

  • Coma fruta e hortícolas cruas (por exemplo, cenouras). Utilize frutos secos (vigor e saciedade)
  • Substitua os néctares e os refrigerantes por sumo 100% de fruta. Mas lembrar que ainda melhor que tomar sumos é consumir as peças de fruta enteiras pelo seu valioso teor em fibras, muito úteis quando pretendermos um Programa Nutricional para perder peso. Mas se optar por tomar sumos naturais lembre-se de que devem ser bebidos, preferencialmente, assim que são feitos, a fim de podermos beneficiar da riqueza das suas vitaminas.

 Pense nos benefícios! Desfrute e delicie-se com as frutas, legumes e hortaliças de cada época do ano!

Experimente! Desejamos-lhe: Um Bom Proveito e… Melhor Saúde!

 

Se gostou, compartilhe!
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Arquivo
Mais info nas nossas redes sociais
Abrir Chat
Assessoria Médica de Quilosfora.pt.
Assessoria Médica de Quilosfora.pt. Posso lhe ajudar?