Como não ganhar peso durante as férias?! Algumas dicas e sugestões…

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A tão aguardada época de férias de Verão está a decorrer e, com ela não raro vem o convite a um comportamento mais sedentário (ficar na espreguiçadeira,…), encontros de família e amigos envolvendo diversos almoços, jantares, casamentos e outras festividades, onde são frequentes os excessos alimentares e o consumo de doces, guloseimas e de alimentos ricos em calorias (salgadinhos, snacks variados, batatas fritas, gelados, cocktails, bebidas açucaradas,…), pelo que não é de estranhar que nesta altura do ano, o ganho de peso seja uma preocupação frequente para muitas pessoas.

Temos uma boa notícia! O ganho de peso nas férias não é inevitável!

Em seguida relembramos e deixamos algumas dicas e sugestões para o/a ajudar a evitar o ganho de peso durante as férias:

 

1.Mantenha-se activo/a

Fazer algum tipo de atividade física com sua família e amigos pode ser benéfico para o controlo de peso. Quer façamos férias “em casa” ou “indo para fora” existem sempre inúmeras possibilidades de actividades ao ar livre, desde caminhadas, jogos de praia, actividades aquáticas, visitas a jardins, museus e monumentos, … desafiem-se e investiguem o que há por perto!

Vença a inércia, mantenha-se e encoraje os outros a serem activos consigo durante as férias!

 

2.Mantenha-se hidratado/a

Manter-se bem hidratado/a é uma boa estratégia para evitar o ganho de peso, dado que geralmente as pessoas tendem a achar que estão com fome, quando na realidade estão desidratadas.

Em climas mais quentes é particularmente importante a hidratação, uma vez que o corpo perde mais líquidos através da transpiração.

Uma forma de verificar se o consumo de água é suficiente num clima quente é por monitorizar a cor da urina, que deve ter uma cor amarelo claro durante o dia.

 

3.Esteja atento/a ao que come (quantidade e qualidade!)

É importante estar atento/a ao fazer as refeições, tanto na quantidade (tamanho das porções) como na qualidade dos nutrientes que ingerimos. Lembre-se de que alimentos ricos em proteínas, como carne de frango ou perú, ovos, lentilhas e feijão são ótimos para manter o corpo saciado por mais tempo e contribuem para reduzir os desejos.

Se estiver de férias à beira-mar, aproveite ao máximo o peixe, o marisco e as saladas frescas de vegetais.

Esteja atento/a ao tamanho das suas porções, use pratos e copos mais pequenos. E… Saboreie!

 

4.Estabeleça limites

Não tem de se privar! A chave está no equilíbrio! Procure estabelecer um limite razoável para o número de doces e petiscos que se permite por dia.

Aproveite para se deliciar com as variedades de frutas frescas e suculentas que estão disponíveis nos meses de verão! São uma óptima alternativa saudável.

 

5.Álcool

O álcool pode aumentar drasticamente a ingestão de calorias, contribuindo para o ganho de peso nas férias!

Além disso, tenha presente que o álcool tem um efeito diurético, o que pode levar à desidratação.

Procure limitar o número de bebidas alcoólicas consumidas, preferindo as que têm menor graduação e intercalando-as com água para se manter hidratado/a.

 

6.Reduza o stress e recupere o sono

Durma! As férias são uma oportunidade para relaxar e recuperar o sono!

Lembre-se de que a privação do sono, pode contribuir para o aumento de peso, dado que quando não dormimos o suficiente, tendemos a ficar com mais fome e a aumentar a ingestão de calorias.

 

7.Mantenha uma atitude positiva

Procure estar alinhado/a com os seus objetivos de peso e saúde. Esteja ciente de que pode ter alguns deslizes e procure apender com os mesmos. Não fique prisioneiro/a da culpa e siga em frente, procurando fazer uma escolha mais saudável na próxima vez que comer.

 

Como podemos constatar, embora o objectivo de manter ou perder peso possa parecer à partida pouco provável durante as férias, várias dicas e sugestões podem ser de ajuda para se manter saudável, feliz e mais consciente de si, do seu peso e da sua saúde durante esta época do ano.

 

Lembre-se, é uma questão de escolha! Ao sermos focados e diligentes nas nossas escolhas e comportamentos, talvez até nos possamos vir a surpreender, descobrindo que não apenas evitámos o ganho, mas até perdemos peso durante as férias!

 

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