Exercício e Hidratação.

Se gostou, compartilhe!
Mais info nas nossas redes sociais

A água é um elemento indispensável à vida. O nosso corpo é maioritariamente constituído por água (aproxi. 60%).

A composição corporal hídrica depende de factores como o sexo, idade, massa muscular entre outros conteúdos  da
composição corporal.
Diariamente perdemos água através da respiração, transpiração, urina e fezes. Para um bom funcionamento corporal torna-se necessário equilibrar a ingestão diária de líquidos face à perda dos mesmos.

O exercício físico e o calor são factores que conduzem a perdas avultadas de água. Na prática de exercício físico cada 0,5 quilogramas perdidos (medidos no final da sessão) corresponde aproximadamente entre 450 a 500 ml de suor.

A prática de exercício de alta intensidade gera um calor excessivo aos músculos, provocando desequilíbrios internos, e podendo chegar a uma perda de água de até aos 2 litros por hora.

Presentemente estamos assistindo a um aumento da temperatura média global, inclusive estamos vivenciando um dos verões mais quentes que temos registo, estas circunstâncias fazem com que a problemática da desidratação seja cada vez mais pertinente e real.

Cada vez mais poderemos estar a enfrentar um quadro de desidratação sem a percepção de estar a desidratar. Efectivamente é importante reforçar a toma de líquidos mesmo sem sentir a necessidade fisiológica de sede, isto
porque: “Quando estiver com sede é sinal que já está a desidratar”

1. Ingestão de líquidos ANTES do exercício físico

Segundo a American College of Sports Medicine (ACSM) deve-se ingerir cerca de 500
ml de líquidos nas 2 horas que antecedem a prática de exercício físico.
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/9303999/

A National Athletic Trainer´s Associatio (NATA) recomenda a ingestão de 500 a 600 ml de água 2 a 3 horas antes do exercício e 200 a 300 ml entre 10 a 20 minutos antes da realização do mesmo.
https://www.nata.org/sites/default/files/FluidReplacementsForAthletes.pdf

2. Ingestão de líquidos DURANTE o exercício físico

A ingestão de água durante a prática de exercício físico deve responder às perdas existentes no suor e urina. Durante a prática de exercício o consumo de líquidos deverá evitar uma redução água superior a 2% da massa corporal.

A dosagem recomendada é de aproximadamente  6  a 12  ml/kg de peso corporal por hora, mantendo um padrão de consumo entre os 150 a 200ml por intervalos compreendidos entre os15 e 20 minutos.

Durante a prática de exercício é recomendado ainda que ingira líquidos numa temperatura abaixo da temperatura ambiente (entre 15 a 22 °C).

3. Ingestão de líquidos PÓS exercício físico

Após concluir o exercício é importante repor o equivalente a 500-600 mL por cada 0,5 quilograma perdido em água.
Por todos estos factores mencionados, sublinhamos a importância de uma correta hidratação na regulação do nosso corpo do seu bem-estar e das funções associadas a este.

Mantenha uma hidratação frequente e mais intensa quando a temperatura está mais elevada e quando realiza exercício físico.

Beber água irá ajudar-lhe a perder peso uma vez que aumenta a sensação de saciedade e também contribui para o desenvolvimento de reacções metabólicas úteis ao processo.

Se gostou, compartilhe!
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Arquivo
Mais info nas nossas redes sociais
Abrir Chat
Assessoria Médica de Quilosfora.pt.
Assessoria Médica de Quilosfora.pt. Posso lhe ajudar?