Exercício pela água – Proposta Prática.

Se gostou, compartilhe!
Mais info nas nossas redes sociais

A água pelas suas propriedades é um meio de excelência para o exercício de indivíduos com excesso de peso e obesidade, permitindo efetivamente reduzir o peso corporal, diminuir o impacto e o stress articular.

Assim sendo, através da água, é alcançada uma exercitação:

Dinâmica – efetiva no aumento dos índices cardiovasculares, tonicidade muscular, mobilidade e equilíbrio corporal no sistema interativo corpo-água.

Segura – na diminuição do risco para a lesão face a movimentos mais intensos ou a possíveis quedas.

Funcional – pela exercitação, através da mecânica das forças aplicadas no sistema corpo-água, onde a carga se ajusta dinamicamente ao tipo de movimento e velocidade do mesmo.

Relaxante – promovendo o efeito massageador ao nível muscular e  promovendo a estimulação  da circulação sanguínea periférica do corpo.

Recreativa – o contexto aquático é propício ao aspeto lúdico possibilitando inúmeras situações desafiadoras, divertidas descontraídas e de refresco do corpo.

 

Inicie o Treino na Água

 

Ÿ Escolha o local e as condições para a prática:

 Segurança

Quer sejam em águas livres (praia, ribeiras, barragens, lagoas etc…) ou em piscinas, tanques e afins…  o importante é perceber numa primeira abordagem as condições de segurança do local e a consciência dos  próprios limites individuais.

Assim sendo, é importante saber se sabe ou não nadar, se tem apoio ou não na posição bípede (profundidade), se tem facilidade ou não na passagem da posição horizontal (decúbito ventral e decúbito dorsal) para a posição vertical, se é uma zona vigiada ou sem vigia, de águas calmas ou  sujeitas a correntes.

Temperatura

Para a prática de exercício na água a temperatura ótima deverá situar-se entre os 27 e os 29 graus.

 Nível da Água

Propomos que a água esteja num nível ótimo entre a zona da cintura e a zona do tórax  de modo a diminuir o peso corporal em cerca de 65 a 75%.  

 Equipamento

Para a exercitação na água é apenas necessário ter o vestuário apropriado- calções e/ou fato de banho, chinelos e caso seja necessário touca.

Nota: Caso não saiba nadar, dê preferência a águas de piscina “com pé” e vigiadas, pode sempre completar a segurança com meios de flutuação como (espaguetes, boias, coletes…)

 

Ÿ Aceite a Proposta de Exercícios e Divirta-se:

 – Após selecionar com critério o local e as condições de prática, de ter escolhido o equipamento e ser conhecedor dos limites de interação com o meio aquático, sugerimos:

– Realize o seguinte conjunto de exercícios  respeitando os tempos de execução e os tempos de repouso (ativo);

– Treine  no mínimo 30 minutos na água na maior parte dos dias da semana;

– Procure uma intensidade de esforço média a elevada (dependendo do seu estado e da condição física atual);

– Procure ainda de treino para treino explorar os limites de exercitação, estimulando para um crescente sustentável da intensidade.

Nota: Para aumentar intensidade nos exercícios propostos poderá aumentar a velocidade de execução dos exercícios e/ou a área de superfície de contacto (mover mais massa de água em cada movimento) através da utilização de materiais como luvas, caneleiras apropriadas para o meio aquático,  que possibilitam o efeito de gerar maior tração de água em cada movimento

 

Exercício 1

 

  • Andar/jogging em água (10 minutos)

Neste exercício pretendemos que faça o continuo entre o andar e o andar mais acelerado, transfira toda a mecânica do andar em meio terrestre e impute-a para meio aquático, apenas tenha a noção que deverá flexionar um pouco mais os joelhos e “saltitar” quando aumenta a velocidade de execução;

 

Exercício 2

    -Flexão alternada das coxas (2 minutos)

Pretendemos que faça a flexão alternada e vigorosa das coxas, com ou sem apoio das mãos no bordo da piscina, caso não use o apoio das mãos, empurre alternadamente água para a frente e para trás;

   – Repouso ativo (andar durante 60 sec.)

 

Exercício 3

    – Polichinelo (2 minutos)

Realizar abertura e fecho (abdução e adução) de braços e pernas ao mesmo tempo e no mesmo plano de movimento (plano frontal), empurrando água para fora na direção da abertura do corpo e para dentro em direção ao fecho do corpo.

– Repouso ativo (andar durante 60 sec.)

 

Exercício 4

      – Abertura e fecho dos braços (aproximar e afastar água) (2 minutos)

Realizar abertura e fecho dos braços empurrando água para a frente e para trás do corpo.

 

  • Repouso ativo (andar durante 60 sec.)

 

Exercício 5

 

  • Batimento de Pernas decúbito ventral (ajuda de flutuadores) (2 minutos)

Realizar batimento alternado de pernas com a barriga para baixo, apoiado

 

Exercício 6

 

  • Batimento de Pernas decúbito dorsal (ajuda de flutuadores) (2 minutos)

Realizar batimento de pernas alternado com a barriga para cima, apoiado em flutuadores.

  • Relaxamento (5 minutos.)

Mantenha a posição do exercício anterior, feche os olhos e tente ficar a flutuar, acalme a respiração e tente descontrair todos os músculos do seu corpo.

 

Bom treino e aproveite a água da melhor maneira!

 

 

 

Se gostou, compartilhe!
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Arquivo
Mais info nas nossas redes sociais
Abrir Chat
Assessoria Médica de Quilosfora.pt.
Assessoria Médica de Quilosfora.pt. Posso lhe ajudar?