A questão “Quais os melhores exercícios para a perda de peso?” pode ser permanente e muito variável, dependendo não só de variáveis associadas ao treino mas também da vontade própria do indivíduo que se dispõe a praticar exercício.
Sobre o ponto de vista da função
É sabido que tanto o treino de ordem cardiovascular (corrida, nadar, bicicleta ou atividades de resistência) como o treino de força (ginásio, crossfit, halterofilismo…) são comummente prescritos e funcionam em consonância na medida em que um tipo de treino favorece a melhoria das capacidades do outro e que os dois em conjunto atuam com a finalidade de aumentar performance corporal, contribuindo para a diminuição de peso corporal.
Sobre o ponto de vista da forma
Os exercícios podem ser subdivididos em duas classificações:
- Exercícios isolados, que fundamentalmente trabalham um músculo ou grupo muscular;
- Exercícios compostos, em que são utilizados vários grupos musculares ao mesmo tempo para concretizar o movimento.
Porquê utilizar exercícios compostos?
A utilização desta tipologia de exercícios tem como objetivo principal a eficiência do treino. O corpo age na globalidade, recrutando um grande número de músculos num menor espaço de tempo e conduzindo desta maneira a um maior dispêndio energético com um menor grau de fadiga para determinado grupo muscular em comparação com o exercício isolado do mesmo.
Alguns exemplos de exercícios compostos:
- Agachamento
- Peso-morto
- Lunge
- Flexões
- Elevações
- Fundos
- Press de ombros
- Press de peito
- Remadas
- Pullover
Os exercícios compostos podem ser integrativos resultantes da junção de vários movimentos em diferentes planos e níveis de execução, verificando a aproximação aos padrões do movimento humano tais como:
4 Pilares do Movimento Humano:
- Locomoção – função do movimento associada ao caminhar;
- Puxar e Empurrar – realização de forças de interação com o meio em sentidos opostos;
- Mudanças de nível – execução de movimentos que implicam baixar e levantar o centro de gravidade do corpo.
- Rotações – execução de movimentos de rotação corporal
Proposta Prática – Exercícios compostos para perda de peso em contexto de obesidade e sobre-peso.
Realize cada exercício 4 séries entre 15 a 20 repetições com um intervalo de descanso entre séries de 30 a 40 segundos; entre exercícios descanse 60 a 90 segundos.
Exercício 1 – Agachamento com press de ombros – Exercício que combina primeiramente o agachamento (flexão corporal) e elevação de uma resistência acima da linha dos ombros (extensão corporal). Caso seja difícil a execução do agachamento pode realizar o mesmo com auxílio de uma cadeira sentando e levantando da cadeira.
https://www.msn.com/pt-br/saude/exercicio/exercicios/agachamento-frontal-com-um-haltere/ss-BBtT81h
Exercício 2 – Agachamento com elevação – Exercício introdutório ao “Burpee”. Caso seja muito difícil apoiar mãos no chão realize o exercício com o apoio das mãos numa cadeira estando esta encostada a uma parede por motivos de segurança.
https://www.msn.com/pt-pt/saude/exercicio/exercicio-fisico/agachamento-com-elevação/ss-BBtT1Sl
Exercício 3 – Flexão de Braço ajoelhado – Exercício simplificado da original “flexão de braços”, ideal para ganhos de força no tronco.
https://www.msn.com/pt-br/saude/exercicio/exercicios/flexão-de-braço-ajoelhado/ss-BBtT88L
Exercício 4 – Remada de costas – Exercício que implique a retração escapular, ideal para ganhos de força nas costas parte superior.
https://www.msn.com/pt-br/saude/exercicio/exercicios/remada-com-halteres/ss-BBtSZby
Até o próximo!!