Manutenção da Perda de Peso a Longo Prazo

Se gostou, compartilhe!
Mais info nas nossas redes sociais

 

Existe a perceção geral de que quem perde peso acaba por voltar a ganhá-lo ao longo do tempo, estando bem patente a ideia frustrante do insucesso de um programa de perda de peso conforme o tempo vai passando.

Estudos apontam que aproximadamente 20% dos indivíduos com excesso de peso conseguem ter sucesso a longo prazo, perdendo cerca de 10% do seu peso inicial e mantendo essa perda por um período mínimo de 1 ano.

De acordo com McGuire et al. “Estudo Descritivo de Indivíduos Bem Sucedidos na Manutenção a Longo Prazo da Perda de Peso Substancial”, indicam que:

– Num programa típico de perda de peso, na generalidade os participantes perdem em média entre 7 a 10% do seu peso, ao longo de 6 meses de participação e mantêm cerca de aproximadamente 5 a 6% do peso durante o primeiro ano. 

– Indivíduos que conseguem manter o peso perdido num período de 2 anos, conseguem reduzir o risco de reganho em 50%. 

Reganhar o peso acontece frequentemente e como é dito na gíria “Ganhar é mais fácil que perder”… Efetivamente a incapacidade de manter comportamentos saudáveis ao nível alimentar e de exercício físico conduzem ao relapso ao longo do tempo.

Por outro lado, alguns fatores parecem ser a chave para a manutenção do peso tais como:

– Altos níveis de prática de atividade física;

– Alimentação com baixo conteúdo calórico;

– Comer o pequeno-almoço regularmente;

– Auto monitorização do peso;

– Manutenção de um padrão consistente de alimentação ao longo dos dias: Smart Nutrition Estratégia 10 + 10

É importante ressalvar que a obesidade não é só um problema de força de vontade ou de autocontrolo, mas sim uma doença complexa que envolve a regulação do apetite e do metabolismo energético.

Estratégias efetivas de perda de peso envolvem não só terapêuticas combinadas a nível nutricional e exercício físico como também intervenções de âmbito comportamental. 

No sentido de identificar as ações que os indivíduos preconizam na tentativa de perda e manutenção de peso o RNCP (Registo Nacional de Controlo de Peso) é um instrumento voluntário que serve como uma plataforma de partilha de experiências associadas a casos de sucesso. 

Algumas das estratégias comtempladas são:

– Começar por subir as escadas;

– Começar a tomar o pequeno-almoço;

– Escolha dos alimentos mais criteriosa;

– Redução das porções alimentares;

– Redução da gordura;

– Realizar atividade física, aproximadamente (2500 a 3500 Kcal/semana) ou aproximadamente 200 a 250 minutos semanais de atividade física moderada a vigorosa.

Verifique e/ou participe em https://panosr.fmh.ulisboa.pt/rncp.

 Utilize o conhecimento a seu favor, exija uma alimentação e exercitação inteligentes e construa o seu próprio caso de sucesso.

Se gostou, compartilhe!
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Arquivo
Mais info nas nossas redes sociais
Abrir Chat
Assessoria Médica de Quilosfora.pt.
Assessoria Médica de Quilosfora.pt. Posso lhe ajudar?