Perder peso é dar início a uma caminhada em direcção a um estilo de vida mais saudável, onde será desejável que o foco seja no nosso bem-estar, saúde e qualidade de vida (o que, por sua vez, não tardará a estender-se aos que nos rodeiam, seja por nos verem e poderem partilhar “o nosso Eu mais Feliz”, seja como fonte de inspiração/ modelo a seguir,…). Não obstante, não nos iludamos! Este caminho não é feito sem desafios, os quais vão surgindo ao longo do percurso… Contudo, perder peso pode ser uma oportunidade para empreendermos num processo transformador na direcção do maior auto-conhecimento, regulação emocional, equilíbrio e gestão de vida!
Um dos desafios, começa na nossa perspectiva… como vemos/ encaramos a perda de peso? Em que é que nos concentramos?
A ideia de perder peso, por si só, não é de toda muito motivadora… precisamos de nos concentrar no que vamos ganhar, nos benefícios, caso contrário, dificilmente será sustentável continuar o processo de perda de peso e, ainda que seja perdido, mantê-lo e não o ganhar de novo!
Considere…
Qual dos pensamentos que se seguem, considera ter um maior poder de o/a motivar e
moralizar para a mudança?
“Sou gordo/a e não serei bonito/a até atingir “X” quilos!
e
“Tenho excesso de peso, ainda assim, gosto de mim e aceito-me como sou agora. Quero perder
peso, porque prezo o meu corpo e quero tratá-lo com todo o respeito.Estou disposto/a a fazer o que for preciso, porque sei que mereço isso! ”
Tenha em mente que o que diz para si mesmo/a faz uma enorme diferença em como se
sente!
Diferenciemos o Ser do Ter! Não somos a nossa doença, problema ou dificuldade. Não
somos o excesso de peso! Cada um de nós é, antes de mais, uma Pessoa! Merecedora de
valor e respeito! Uma Pessoa que tem… uma doença, problema, dificuldade, excesso de peso.
Reflita… onde está o seu foco?!
Concentre-se na sua saúde! Os outros podem ser uma fonte de apoio, contudo e, em primeiro
lugar, precisa de se apoiar a si mesmo/a.
Não permita que a sua mente caia na armadilha da urgência e rapidez em perder peso, isso apenas gera ansiedade, stress e muita frustração, não raro, conduzindo à desistência.
Aprenda a fazer uma melhor gestão das suas expectativas e mantenha as mudanças pequenas e simples, continuando o seu desenvolvimento a partir de cada pequena victória!