Qual a melhor forma de saborear, aprender a apreciar cada alimento, de modo a evitar a tendência para devorar comida?!
Podemos substituir o velho hábito de comer sem pensar, pelo hábito de pensar no que estamos a comer, a fim de sentirmos o sabor de todos os alimentos, para tal é muito importante desenvolvermos e fortalecermos 3 hábitos alimentares:
1. Comer devagar.
2. Comer sentado/a.
3. Apreciar cada porção de alimento.
Embora possa não ser fácil desenvolver estes hábitos, lembre-se de que quanto mais praticar, mais fáceis, naturais e espontâneos se tornarão!
Porque isto é importante?
Diversos estudos demonstram que, geralmente, as pessoas consomem mais alimentos e consequentemente mais calorias e como tal tendem a engordar mais…
- …quando comem mais rápido.
- …quando estão mais distraídas, seja a ver TV, a conversar com companheiros de mesa ou a ouvir música.
- …quando comem de pé, em vez de sentadas à mesa.
Por que comer devagar, sentado e apreciando cada porção é tão eficaz?
Estudos mostram que, há um intervalo de tempo entre o momento em que consumimos comida suficiente para desencadear a saciedade e o momento em que realmente temos a sensação de saciedade. Quanto mais devagar comer, mais tempo estará a dar para o aviso de saciedade do estômago chegar ao seu cérebro. Se comer de forma distraída e rápida, sem apreciar cada porção, talvez ainda sinta vontade de comer mais, mesmo depois de consumir uma quantidade razoável, simplesmente porque não esteve plenamente consciente do que estava a comer.
Comer devagar, sentado/a e apreciando cada porção…
1 conduz a que leve mais tempo para terminar o que está no prato, o que ajudará a diminuir a quantidade que come e, ao limitar a quantidade de comida, certamente irá querer obter o máximo de satisfação e sentir o gosto de tudo o que comer.
2 ajuda a garantir que terá consciência de tudo o que come e, comer com consciência e atenção conduz, naturalmente, a uma diminuição dos episódios de comer de forma descontrolada, bem como da ansiedade enquanto come. Lembre-se… todas as calorias contam! As pessoas podem consumir centenas de calorias comendo em pé em frente ao frigorífico ou do armário da cozinha e o seu corpo processa tais calorias da mesma maneira, quer as coma em pé, quer sentado/a, quer esteja plenamente consciente do que está a comer, quer não esteja, quer as aprecie plenamente, quer não. Deste modo e, já que o seu corpo vai saber que comeu aquele alimento, pelo menos permita-se desfrutá-lo e sentir prazer com ele!
Tenha presente que… Quanto mais fome tiver, mais devagar deve comer. Comer rapidamente, o que talvez seja o seu primeiro impulso, irá deixá‐lo/a insatisfeito/a e ainda com fome!
O que pode ajudar?
1 Uso de lembretes: coloque no frigorifico, na mesa e/ou no armário da cozinha uma nota dizendo “Senta-te, come devagar e aprecia!”. Mude alguma coisa no ambiente: use uma louça diferente, mude os guardanapos ou a toalha. Se normalmente come na cozinha, passe a comer na sala de jantar. Sempre que perceber que alguma coisa está diferente, lembre a si mesmo/a: “Eu devo comer devagar e apreciar cada porção.” Mesmo que só se dê conta quando já estiver na metade do lanche ou da refeição, nunca é tarde demais para adotar esses hábitos alimentares essenciais.
2 Para comer mais lentamente, pouse os talheres, várias vezes, durante a refeição e beba pequenos goles de água. Coma pedaços pequenos, observe o sabor e a textura de cada alimento e mastigue muito bem. Coma o pedaço seguinte apenas depois de engolir tudo e ficar com a boca vazia… a comida e o seu prazer durarão muito mais!
3 Reserve tempo suficiente para desfrutar de cada refeição. Programe a hora de cada refeição e lanche, reorganize o seu horário, se necessário. Talvez precise acordar mais cedo para poder tomar o seu pequeno almoço em casa, com calma ou deixar para depois do trabalho alguma compra ou tarefa, que tenha por hábito tratar na sua hora de almoço.
4 Procure comer sem distrações, desligue a TV, o computador e o telefone. Faça isso alguns dias seguidos até se acostumar a comer devagar e a prestar atenção a cada porção.
5 Durante o tempo em que estiver a cozinhar, tenha por única excepção provar apenas um pouco e só quando realmente precisar. Petiscar enquanto prepara a sua refeição, comendo mais do que o necessário é um hábito prejudicial e não vale a pena gastar calorias dessa maneira.
Chegados aqui, recomendamos que…
Pela sua saúde, estabeleça como meta e comprometa-se consigo mesmo/a a comer cada porção devagar, sentado/a, para poder apreciá‐la plenamente! Vai levar tempo, mas quanto mais praticar, mais fácil ficará. E lembre-se de que esse empenho vale a pena, pois estará a caminhar na direcção dos seus objectivos de uma vida mais plena de sabor e mais saudável 😉!