Já temos referido em posts anteriores os critérios que definem uma Estratégia de Nutrição Inteligente ( ver post parte 1 . ver post Parte 2 )
Sobre esse assunto, a prestigiada Universidade de Harvard tem dado grandes contribuições para o combate à pré-obesidade e obesidade, com a sua proposta de um prato saudável para a prevenção e abordagem destes relevantes problemas de saúde.
Qual é a composição deste prato saudável proposta pela Universidade Harvard?
É muito elementar e fácil de assimilar, mas, acima de tudo, é uma composição muito saudável e equilibrada, um protótipo da Nutrição Inteligente (Smart Nutrition)…. Portanto, este prato saudável deve conter:
- Metade do prato = frutas e legumes
- Um quarto do prato = proteínas (carnes e peixes)
- Outro quarto do prato = grãos integrais e amidos ( batatas…)
Mais tarde, expandiremos os critérios nutricionais que fundamentam este prato saudável. Primeiro, quero fazer algumas propostas que considero relevantes:
Do meu ponto de vista e em relação à abordagem nutricional da pré-obesidade e obesidade, este prato deve ser baseado nos produtos da nossa Dieta Mediterrânea e com um valor nutricional hipocalórico para obter um balanço nutricional negativo (ver post) um aliado fundamental para uma perda de peso controlada e direcionada a uma modificação de hábitos nutricionais negativos.
A seguir, é apresentada uma exposição dos vários critérios nutricionais que compõem o prato saudável da Harvard University integrado na nossa Dieta Mediterrânea:
– Frutas: variadas e coloridas todos os dias
– Vegetais variados
– Grãos integrais e amidos. Evite o pão branco
– Proteínas saudáveis:
Origem animal: Peixes ( preferencialmente peixe azul e Salmão) / Mariscos
Carnes (opte por aves)
Ovos …
Origem Vegetal: Leguminosas (feijão, grão…), Nozes e Sementes
Importante: Em relação as carnes limite o consumo de carnes vermelhas ( 1 vez cada 15 dias) e evite carnes processadas ( bacon, enchidos….)
Lacticínios, nomeadamente iogurte natural ou queijo (fresco)
Água (2l / dia), chá, café
Tempere com Azeite Virgem Extra e Evite o consumo de margarina e manteiga.
Elaborações culinárias saudáveis: Grelhados, Forno, Vapor, Cozidos, Conservas de forma natural e sempre evitando fritar.
E não esqueça: Atividade física diária e refeições como fonte de prazer, saborosas e com companhias agradáveis, desde que possível.
A Saúde é Atitude !!!