Jejum intermitente, jejum alternado, jejum parcial … .. Hoje recebemos diversos mensagens de profissionais da Saúde sobre o que poderia ser um padrão horário óptimo para uma nutrição e vida saudáveis.
Nós também temos os nossos próprios critérios em relação com este assunto.
Mas, inicialmente, quero ressaltar uma opinião qualificada que apareceu muito recentemente.
Segundo Ana Maria Cuervo, co-diretora do Instituto Einstein de Medicina de Nova York (Barcelona, 1966), após uma descoberta feita no seu laboratório, disse que uma estratégia nutricional que inclui o critério de jejum intermitente faz todo sentido sob uma perspetiva de vida saudável que aporta qualidade de vida e atrasa o envelhecimento.
Vejamos algumas considerações em relação a esta afirmação:
No nosso corpo, existe um processo diário de auto-limpeza celular chamado Autofagia.
Este processo, já demonstrado em laboratório, consiste em um sistema de reciclagem no qual as células comem-se ao si próprias
Muito bem, esta autofagia ou limpeza celular é ativada quando você não come por um tempo, ou seja, numa fase de jejum. Portanto, é recomendável fazer várias refeições (3-4 cada dia), mas preferencialmente concentradas em um intervalo de horas (eu recomendo, se possível, fazer refeições entre as 09 – 10h e as 19 ou 20 horas de cada dia ) para, dessa forma , dar o tempo ao nosso corpo para esse processo de autofagia e poder realizar a limpeza celular necessária.
Segundo os resultados conclusivos obtidos no laboratório dirigido pela Dra. Ana Maria Cuervo até os próprios cientistas responsáveis pela investigação estão a modificar seus próprios hábitos para adaptá-los aos critérios do jejum intermitente.
Por outro lado, também é importante a influencia das horas das refeições em relação à chamada Resistência à Insulina, sendo que um intervalo de jejum faz com que à atividade insulínica fique em repouso, colaborando desta maneira a uma menor resistência à insulina ( ver aqui …).
Por tudo o acima referido, considero que uma Estratégia Nutricional Inteligente, baseada na nossa Dieta Mediterrânica, rica em nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios, livre de ultra-processados, com um padrão horário alimentar que inclui um período de Jejum Parcial e uma atividade física associada, são os argumentos científicos mais eficazes para um percurso vital saudável, ativo e prolongado.
Quando aplicado a casos de Obesidade acrescentar nesta Estratégia Nutricional Inteligente o critério de Hipocalórica.
Tudo isto está nas suas mãos !
Compre com bom senso e alimente-se com inteligência. Não é complicado e sim muito gratificante.
Ponha o tempo do seu lado.
A Saúde é Atitude !