Sempre temos referido qual é o nosso objetivo neste Blog Quilosfora: A importância de uma informação clara e compreensível sobre tudo aquilo que envolve os problemas de Excesso de Peso / Obesidade e as condições necessárias para um Peso Saudável.
Iniciamos aqui a primeira abordagem do Vocabulário da Obesidade onde esclareceremos os conceitos de todos os termos que são utilizados (alguns mais e outros menos) em relação a Pré-Obesidade / Obesidade. Termos que consideramos importante que sejam conhecidos e entendidos por todas as pessoas que desejam estar informadas em relação a este “mundo do excesso de quilos” (nossa Kilosfera).
Nesta primeira abordagem, definiremos os conceitos de Taxa Metabólica Basal e Balanço Energético.
Taxa Metabólica Basal (TMB)
É a quantidade mínima de calorias que o corpo precisa para funcionar em estado de repouso, isto é, a energia mínima necessária para manter as funções básicas do nosso organismo (respiração, mastigação, sono …).
Foi descrita em 1919 pelos médicos Harris e Benedict que desenvolveram uma equação, que tem o seu nome, e através da qual com o conhecimento de uma série de dados, podemos calcular as necessidades energéticas diárias basais. As nossas atividades físicas diárias, por mais sedentárias que sejam (levantar-se do sofá para ir a casa de banhos ou à cama, por exemplo),também envolvem um consumo calórico. Assim, se adicionarmos ao valor da Taxa Metabólica Basal as calorias necessárias que devemos aportar de acordo com o nosso nível de atividade física (sedentário, leve, moderado, intenso…), obtemos o valor das nossas Necessidades Calóricas Diárias. Este valor é muito importante para calcular quantas calorias a menos teremos que reduzir se o que queremos é perder peso.
Então: TMB + Nível de Atividade Física = Necessidades Calóricas Diárias
Balanço Energético :
Com este termo, referimo-nos ao equilíbrio que deve existir entre a quantidade diária de energia que aportamos com a alimentação e a quantidade de energia que gastamos diariamente com as nossas atividades (fisiológicas e físicas).
Quando este equilíbrio é alcançado, ou seja, quando contribuímos com a mesma quantidade de energia que gastamos, falamos de Balanço Energético Neutro. Neste caso, não haverá variações no nosso peso corporal.
O Balanço Energético Positivo ocorre quando ingerimos mais calorias do que gastamos diariamente e, portanto, ocorre um aumento no peso corporal.
O Balanço Energético Negativo acontece quando ingerimos menos calorias diárias do que precisamos e, nesse caso, o corpo usa as que tem de reserva causando perda de peso.
Para complementar esta informação, recomendamos que consulte a nossa publicação “Onde estão as calorias?”.Onde estão as calorias?. Significado de Balanço Energético
Até Já! E não esqueça: A Saúde é Atitude!.